Vale inicia fechamento do transportador de correias no Porto de Tubarão.

Posted by on junho 17, 2013 in Blog | 0 comments

FONTE: Vale.

A Vale deu início às obras de fechamento do transportador das correias que alimentam o Píer II, um dos terminais que fazem parte do Porto de Tubarão. A intervenção faz parte do conjunto de melhorias com o objetivo de reduzir a dispersão de material na atmosfera e a possibilidade de queda durante a operação de carregamento dos navios. A expectativa é que a obra seja finalizada até fevereiro de 2017.

Com cerca de 500 metros de comprimento, os transportadores de correia são empregados na movimentação de granéis sólidos dos pátios da empresa até os porões dos navios. Para enclausurar o equipamento de forma sustentável, serão utilizadas telhas de alumínio em forma de trapézio, intercaladas com telhas translúcidas a cada 5 metros, de maneira a garantir a iluminação interna no transportador sem a utilização de energia. Ao todo serão necessários 4 mil m² de telhas para cobrir toda a extensão do transportador. Além do fechamento lateral, a obra envolve ainda o reforço estrutural dos transportadores e bases de sustentação para suportar a carga adicional de vento contemplada no projeto. Ao todo serão 67 toneladas de fabricação e implantação de reforços estruturais.

Entre as melhorias já concluídas no porto em março deste ano destacam-se os novos dispositivos de limpeza e de raspagem, bem como a implantação de um novo sistema de aspersão nas correias transportadoras, que fazem o transporte do minério de ferro até os carregadores de navio. As melhorias de processo contemplam ainda a intensificação nas rotinas de limpeza e manutenção da área.

“Desde que assumi a gestão de Tubarão, em março deste ano, temos recebido visitas de diferentes grupos que podem conhecer de perto as nossas operações, as melhorias que estamos implantando e o planejamento das ações futuras. Minha proposta é que cada uma das 20 mil pessoas que circulam e trabalham em nossa área todos os dias possam atuar também como representantes da comunidade. Nesse sentido, já recebemos mais de 200 ideias e sugestões de melhorias dos nossos empregados e algumas já estão até implantadas”, destaca o diretor de Logística da Vale, Fabio Brasileiro.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?
HostFirewall